domingo, 8 de janeiro de 2023

O Lula não pode derrubar o Bitcoin

 


Os últimos meses os brasileiros foram alvo de fortes protestos contra o Presidente Lula, os quais acabaram afetando significativamente a economia nacional. No entanto, por mais que essa instabilidade política possa afetar as cotações da moeda local, ela não interfere nos preços das Altcoins e do Bitcoin.

Esse é o caso pois o Bitcoin e as Altcoins são moedas virtuais, que não dependem dos governos e dos fatores econômicos para seus valores. Elas flutuam com a oferta e a demanda dos usuários, além da especulação de traders. Diferente de cotações de outras moedas, como Real, Dólar ou Euro, que sofrem pressão inflacionária de governos e suas políticas, o Bitcoin e as altcoins são moedas virtuais que se regulam por meio do mercado livre. Os fatores que as afetam são fundamentalmente o quanto o preço das criptomoedas é justo e seguro para trocas em momentos específicos, além de estratégias de traders. Isso significa que manifesto que estão acontecendo na América Latina não interferem nos preços dessas moedas. O que se pode dizer, é que as manifestações acabam gerando um novo viés de incerteza para as economias ter nacional, mas essa incerteza não se reflete necessariamente nos preços das criptomoedas. Essa é outra prova da descentralização desse tipo de moeda, e da vantagem que ela oferece em momentos de instabilidade econômica ou até mesmo política. Portanto, é possível concluir que os protestos que acontecem no Brasil contra o Presidente Lula não afetam o preço do Bitcoin e das altcoins.
As manifestações no Brasil contra o presidente Lula não vão afetar o preço do Bitcoin de forma direta. O preço do Bitcoin é gerenciado pela interação entre oferta e demanda, que são influenciadas por fatores como notícias macroeconômicas, regulação existente, entusiasmo especulativo, análise técnica, etc. Enquanto as manifestações políticas e o resultado do impeachment do presidente Dilma Rousseff em 2016 tiveram um efeito rentável sobre o preço do Bitcoin, as manifestações atuais não afetarão o seu valor. Devemos ter em mente que o Bitcoin é uma moeda global que já foi adotada em muitos países e que é cercada de investidores, comerciantes e usuários em todo o mundo. Sua base é mais global e democrática do que qualquer governo. Apesar de as manifestações políticas e as condições macroeconômicas nacionais possivelmente alterar a percepção de investidores e comerciantes, e influenciar a demanda por Bitcoins, esta interferência tem pouco ou nenhum efeito a longo prazo no preço da moeda. Por outro lado, Bitcoin tem demonstrado sua resistência a quedas severas nos mercados tradicionais, como a razão entre Bitcoin e o preço do dólar dos EUA não sendo afetada pela crise financeira grega de 2015. De fato,Bitcoin tendeu a se valorizar durante esses eventos, devido a invasão de investidores em busca do ativo global seguro com o qual eles podem lidar. Portanto, concluímos que as manifestações políticas e a eventual derrubada do presidente brasileiro Lula não terão um impacto significativo nos preços do bitcoin, já que ele se reflete muito pouco no mercado global do Bitcoin.



O LIVRO MAGOS DO MERCADO FINANCEIRO

MAGOS DO MERCADO FINANCEIRO EU QUERO Descubra os Segredos dos Magos do Mercado Financeiro! Você já se perguntou como os grandes investidores...